Interação entre os novos meios de comunicação

20/06/2012 07:52

Por: Brenda Maria 

A tecnologia sempre foi uma forte aliada dos meios de comunicação. A evolução desses meios caminha lado a lado com as descobertas do mercado tecnológico e possibilita a difusão de informações para todos os cantos do planeta.

Dos meios impressos à Internet, o que chama atenção dentro desse processo evolutivo é que não houve uma substituição dos meios de comunicação, mas a integração dessas atividades.

A internet não surgiu como forma de ultrapassar os canais de comunicação, mas como uma possibilidade de expandir essa interação. As rádios, por exemplo. Procure no Google o nome da sua rádio favorita. Com certeza você vai descobrir toda a programação do dia, as músicas mais tocadas e a foto daquele locutor que você nunca imaginou conhecer.

Com o surgimento da TV, o som ganhou imagens e, atualmente, até páginas na Web. O portal da Globo.com, por exemplo, além da programação do canal, disponibiliza notícias atuais, concursos, salas de bate-papo, e-commerce, games e outras várias formas de interatividade, tanto para o telespectador quanto para o internauta. Sem falar na tão esperada TV Digital.

Os jornais também não ficam de fora. Além das notícias impressas, alguns sites oferecem matérias exclusivas para o público online.

Hoje, já existem muitos sites que disponibilizam vídeos e podcast com conteúdos exclusivos. Além de muitos serviços que permitem baixar e publicar vídeos em alta definição para assisti-los no próprio computador.

Tudo isso prova que a Internet não veio para tomar o lugar de outros meios de comunicação. A tecnologia irá ajudar a alavancar ainda mais todos esses ambientes, pois eles interagem entre si. Afinal, jornais, rádio, TV e Internet, todos eles têm um mesmo objetivo: aproximar a informação do cotidiano das pessoas.


Crie um site grátis Webnode