O mundo perde um astro das tecnologias, um gênio, um visionário
Morreu nesta quarta-feira (5) aos 56 anos o empresário Steven Paul Jobs, criador da Apple, do estúdio de animação Pixar e pai de produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Jobs fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, e ajudou a transformar na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado. Jobs acreditava que computadores e equipamentos de tecnologia deveriam ser fáceis de ser operados por qualquer pessoa. A luta de Jobs contra o câncer desde 2004 o deixou fisicamente debilitado nos anos de maior sucesso comercial da Apple, que escapou da falência no final da década de 90 para se transformar na maior empresa de tecnologia do planeta. Desde então, passou por um transplante de fígado.
A morte de Jobs ocorre um dia após a Apple divulgar o iPhone 4S, o primeiro equipamento lançado pela empresa após seu afastamento. Também foi lançada uma nova linha do iPod, o tocador de música digital que revolucionou a indústria do setor. Casado com Laurene Powell desde 1991, Jobs deixa quatro filhos: Reed Paul, Erin Sienna, e Eve, nascidos de seu relacionamento com Laurene, e Lisa Brennan-Jobs, de um relacionamento anterior com a pintora Chrisann Brennan.
Idolatrado pelos consumidores de seus produtos e por boa parte dos funcionários da empresa que fundou em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, e ajudou a transformar na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado, Jobs foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia. Acreditava que computadores e gadgets deveriam ser fáceis o suficiente para ser operados por qualquer pessoa, como gostava de repetir em um de seus bordões prediletos era "simplesmente funciona" (em inglês, "it just works"), impacto que foi além de sua companhia e ajudou a puxar a evolução de produtos como o Windows, da Microsoft.
O legado de Jobs no mundo das foi muito extenso. Steve Jobs é um dos nomes fortes da era da informação e morre jovem deixando uma imagem de sensibilidade, criatividade e simplicidade no trabalho que a que dedicou a vida.