Serviços de streaming no Brasil

01/04/2013 10:37

Os serviços de streaming de áudio no Brasil chegou para dar um novo folego as rádios do nosso país. Hoje o indivíduo pode escutar quase todas as rádios do nosso país e do mundo em um único aparelho sem ter que sair de sua localidade. Mas há também desembarcando em nosso país serviços de assinatura de músicas para quem não curte os comerciais das rádios onde o assinante tem acesso a qualquer música e album de artistas que estão na mídia como é o caso do Sonora e do Xbox Music. Isso começa a modificar radicalmente a forma como iremos consumir música aqui no Brasil e também um golpe letal na pirataria, pois ao invés de o brasileiro comprar um CD pirata e encher o seu pen drive de mp3 fazendo o seu artista favorito ir para o buraco, financeiramente falando, ele poderá receber uma porcentagem em cima dos direitos autorais a que lhe cabe. Tomara que isso se popularise cada vez mais rápido, pois afinal, no fundo desejamos sempre fazer a coisa certa. 

Já os serviços de streaming de vídeos já algum tempo difundido no país com o Youtube (maior site de vídeos do mundo), vem ganhando terreno por essas bandas também. Seguindo uma tendência mundial, serviços como o Netmovies, HBO GO, Sunday TV, Play Filmes e Vivo TV e NetFlix, Crackle e Vevo são verdadeiras locadoras virtuais de filmes, séries de Tv, shows e vídeo clíps que vem ganhando muito espaço por aqui. Levando - se em conta que estamos em um país onde a cultura da televisão está fortemente enraizada nos lares brasileiros, essas empresas começas fortemente a ganhar espaço.

O Netflix, por exemplo, está presente em todas as plataformas. Sendo assim, você pode assistir seus vídeos no computador pessoal, no seu celular com andoid, nos tablets e nos principais consoles de jogos como Xbox 360, PS3 e Wii U, além das Smart Tvs que já estão vindo com o aplicativo do serviço instalado de fabrica. Nos Estados Unidos 30% do tráfego de internet durante o horário da noite são de pessoas utilizando assistindo com o netflix em um xbox 360, ou seja, entre os americanos o serviço já se popularizou muito. No Brasil ainda está engatinhando comparado a terra de Obama, pois esbarra na questão de infraestrutura das redes da web que são instaveis em grande parte do território e com velocidades baixissimas para suportar minimamente esses serviços.

O fato de você poder montar a sua programação sem comerciais, sem cortes, poder ver na hora que quiser, pausar ou simplesmente mudar faz disso uma grande vantagem para um público cada vez mais crítico com relação a programação das principais emissoras de televisão do país. Isso com certeza é uma tendência mundial os telespectadores interagirem e interferirem cada vez mais no que iram assistir daqui para frente. As operadores de Tvs por assinaturas já perceberam isso e ensaiam essa tendências de montar a programação oferecendo aparelhos com até 500 gigas de HD para armazenar gravações.

O streaming com certeza veio em boa hora para dar um pouco de folego as rádios e aos artistas da música, mas não podemos dizer o mesmo das tradicionais emissoras de televisão, pois se chegarmos a ter melhores serviços e estrutura de banda larga no país essas emissoras estarão sofrendo um duro golpe.

 

Por Fábio Araújo